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sexta-feira, 18 de março de 2011

Como delimitar o Objeto de Pesquisa



Wilson Horvath

Todos aqueles que se dedicam à pesquisa, em todos os níveis: graduação, especialização, mestrado e doutorado, enfrentam dificuldades, que, muitas vezes, podem levar o pesquisador a desistir ou, ao menos, o faz perder algumas horas de sono. Apresentamos a primeira dificuldade comum, em especial, àqueles que estão dando os primeiros passos no universo acadêmico.

Saber exatamente o que pesquisar

Nós vivemos em um mundo cheio de problemas; nós nem precisamos fazer pesquisa científica para listá-los, basta uma pequena caminhada pela cidade, que encontramos: crianças maltratadas; viciados em todos os tipos de droga; violência no seio da família, na rua, na escola, no transito; pessoas desesperadas correndo atrás de emprego e outras desesperadas devido ao seu emprego; esgoto correndo a céu aberto; hospitais lotados, sem recursos materiais e humanos; falta de policiamento e alguns policiais corruptos etc.
Nós, também, podemos descrever uma infinidade de problemas existentes, observando somente nosso campo de atuação profissional. Por exemplo, na educação: O baixo salário dos professores e a sua alta jornada de trabalho; a inadequação do espaço físico escolar para a aprendizagem; a qualidade dos materiais didáticos; a falta de recursos pedagógicos; crianças que não aprendem; indisciplina; violência entre os alunos e entre professores e alunos etc.
É correto que queiramos resolver todos esses problemas e também é normal acreditarmos que nossa escrita ajudará, de alguma na resolução deles. Errado seria se não fossemos tocados por esses problemas.
Nós podemos, então, fazer uma primeira distinção, que parece ser óbvia, mas ao iniciarmos a pesquisa, ele deixa de ser tão clara assim.

Diferencia entre a Nossa Vida cotidiana e a Pesquisa Científica

Existe uma diferença básica entre a nossa vida pessoal e profissional da pesquisa científica. Na vida pessoal e profissional, nós temos que enfrentar todos esses problemas de uma só vez. Por exemplo: deparamo-nos com um aluno que não consegue aprender, pois a fome não permite e, após merendar, não se interessa pela aula, pois os conteúdos estão distantes de sua vida pessoal, a sala de aula está lotada e o calor insuportável para nela permanecer, dirá estudar etc. O professor e a professora, naquele exato momento, tem que enfrentar todos esses problemas de uma só vez. E se for possível, encontrar soluções.
A pesquisa científica é diferente, pois nenhuma pesquisa, por si só, resolverá qualquer problema, para que ela tenha alguma utilidade é preciso que outras pessoas se convençam, de seus resultados e os ponham em pratica. Mas, para tal, é preciso que outras pessoas (ao menos, você) queiram mudar suas praticas e as instituições, nas quais, trabalham a partir da leitura de seu texto. Assim, é preciso que o texto (a pesquisa) seja bem elaborado, que haja explicações, razões, dados, suficientes para tal.
E como não é possível conhecer profundamente todos os temas, você deve centralizar o foco de sua pesquisa em um único tema e que ele esteja o máximo possível delimitado. Isso possibilitará que você realize um estudo profundo o objeto de estudo. E não fique em uma abordagem superficial.
E nada impede, que após o termino desse estudo, você procure outro objeto ou aprofunde mais o estudo realizado. Mas, cada coisa ao seu tempo, primeiro termine uma pesquisa para depois começar outro. Se não, você iniciará várias pesquisas, sem concluir nenhuma.

Exemplo de Delimitação do Tema

Eu quero estudar Filosofia.

Mas o que da Filosofia? Eu tenho mais ou menos dois mil e quinhentos anos de Filosofia na história humana.
E Filosofia onde? A Filosofia está presente em todos os campos do saber humano.

Primeira Delimitação do Tema:

Filosofia na Educação

Mas, de que educação, nós estamos falando? Formal ou Informal? Se for formal, em qual curso? Em qual nível: Ensino infantil? Ensino Médio? Graduação? Em qual curso de graduação? Direito? Pedagogia? Teologia?

Segunda Delimitação do Tema:

Filosofia no Ensino Médio

Mas o que da Filosofia no Ensino Médio? O conteúdo trabalhado em sala de aula? Os materiais didáticos de Filosofia? A relação entre aluno-professor? A formação dos professores? Os sentimentos dos alunos em relação à disciplina? Os Parâmetros Oficiais que versam sobre a disciplina?
E o ensino é público ou é particular?

Terceira Delimitação do Tema:

Os Parâmetros Oficiais que versam sobre a disciplina

Mas, o que dos Parâmetros? Quem escreveu? O Contexto sócio educacional, em que ele foi elaborado? Dimensão Ética? Dimensão Política?


Delimitação Final

Dimensão Ética

Aleluia! Agora, temos o objeto de estudo. Do universo gigantesco, nós chegamos a um objeto de estudo, bem definido. E nós excluímos todos os demais objetos.
A pesquisa focalizará seu estudo sobre a Dimensão Ética presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio que versam sobre Filosofia. Nosso intuito é descobrir como os PCNs abordam a Dimensão Ética; o que ele entende por Ética; quais são os pontos positivos; quais são as limitações.
E nós conhecemos a natureza do objeto, ele é um objeto teórico, o que irá exigir uma metodologia específica de estudo.
Nossa pesquisa está focada, agora fazer o levantamento bibliográfico e mãos a obra!!!

Observação: Não há um número definido de delimitações, cada objeto exige um número especifico, por exemplo, se nós tivéssemos escolhido a “A relação entre aluno-professor”, nós pararíamos na segunda delimitação, só acrescentaríamos o espaço e o tempo da pesquisa. E o objeto ficaria assim: A relação entre aluno-professor, na disciplina de Filosofia, em nível médio, em escolas de periferia da Cidade de São Paulo, no ano de 2011.




9 comentários:

  1. Seus textos estão me ajudando muito. Obrigado!

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  2. O Texto é curto, objetivo e muito valioso. Acho que todo iniciante em pesquisa deve ler esse resumo. Muito bom!!!

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  3. Seus textos são perfeitos e de fácil entendimento. Muito bom o blog. Parabéns!

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  4. Obrigado! Acabou de ajudar um iniciante emm TCC

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  5. Obrigada, acabei de eliminar meus fantasmas!

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  6. Excelente explicação, ajudou muito!!!

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Muito bacana abriu mais a mente para elaboração de um projeto de TCCI.

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