Pesquisar neste blog

domingo, 3 de abril de 2011

Como escrever o Objeto, no Projeto de Pesquisa

Wilson Horvath

Você, ao descrever seu objeto de pesquisa, precisa deixá-lo bem claro, isso ajudará com que você não faça pesquisas em vão àquela pesquisa determinada e ajudará ao seu orientador indicar quais os caminhos que você deve percorrer para conhecer o seu objeto de pesquisa. Para tal, é preciso:

Localizar o Objeto no Espaço: Deixar claro onde o objeto está ou qual é o seu universo de pesquisa.

Exemplo: Escolas Estudais de Ensino Fundamental da Periferia da Cidade de São Paulo; Escolas Municipais de Ensino Médio de Curitiba; Escolas Católicas de Belo Horizonte; Creches Judaicas de Salvador; Asilos Estaduais de Minas Gerais.

E dentro desse universo, mostrar o recorte que você fará a pesquisa.

Exemplo: Segunda Série do Ensino Fundamental (em uma das escolas acima mencionadas); Aulas de Sociologia, do Ensino Médio (em uma das escolas acima mencionadas).
Observe que nestes dois exemplos, os recortes são diferentes. No primeiro caso, seu objeto de pesquisa é a segunda série do Ensino Fundamental, logo o que lhe interessa é somente essa série. Então, você não pesquisará nem as séries anteriores nem as posteriores.
No segundo caso, o que lhe interessa é somente as aulas de sociologia, em todas as séries do Ensino Médio. Você não pesquisará nenhuma outra disciplina que não seja sociologia.

Situar a pesquisa no Tempo: Você deve dizer quando fará a pesquisa

Exemplo: Segundo Semestre de 2011; Primeiro e Segundo Semestre de 2012; De 2012 a 2013.

Observação: O tempo da pesquisa não é o mesmo da escrita da pesquisa (artigo, dissertação, tese). O tempo da pesquisa é somente o tempo que você pesquisará o objeto. Assim, o tempo de sua pesquisa do objeto pode ser de um semestre, porém, você levará um ano para escrever a pesquisa, ou seja, para descrever, analisar, julgar os dados obtidos e concluir a pesquisa.
Por isso, você deve fazer um cronograma, expondo o tempo de cada passo. Exemplo: De Abril a Junho: Coleta de Material; De Agosto a Dezembro: Pesquisa de Campo; De Janeiro a Fevereiro: Analise dos Dados; Fevereiro a Julho: Escrita do Artigo.

Pessoas ou segmentos sociais a serem investigados: Deixar claro quem será o alvo de sua investigação.

Exemplo: Os alunos nas aulas de sociologia; Os professores de Sociologia; Os idosos vivendo em Asilos; A equipe interdisciplinar que atua em Asilos.

Note que há uma grande diferença entre pesquisar sobre os alunos e sobre os professores. Ambos são objetos totalmente diferentes, embora estejam dentro do mesmo universo de pesquisa. O mesmo vale para os idosos e a equipe disciplinar.

A especificidade da pesquisa: Variável a pesquisar

Exemplo: Autoestima dos idosos; A forma que da equipe interdisciplinar trabalha autoestima dos idosos. Desenvolvimento cognitivo das crianças da segunda série do Ensino Fundamental a partir dos jogos; A maneira que as professoras da segunda série do Ensino Fundamental trabalham os jogos.





15 comentários:

  1. Respostas
    1. muito obrigado professor a sua explicacao e exemplicacao a cerca do objecto duma pesquisa me foi muito util

      Excluir
  2. Parabéns, contribuiu de forma significativa com a pesquisa que faço.

    ResponderExcluir
  3. Claro e direto! Do jeito que nós precisamos! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada!!! Estaba a punto de tirar todo y darme por vencida, ahora tengo una idea mas clara.

    ResponderExcluir
  7. Estou cansado de ler tantos manuais de metodologia que nunca ma disseram nada no que estou precisando. Será que esses teóricos dos manuais de pesquisas nunca perceberam que é preciso ensinar praticando? É blá, blá, blá demais pro meu gosto. Com isso, quero dizer que até agora nunca encontrei nas páginas da internet uma explicação prática. Quero do fundo do coração parabenizá-lo pelos exemplos. Nunca vi dessa natureza na internet.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito! Obrigada pela colaboração!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Professor, excelente explicação, me ajudou muito. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. ajudou muitoo, bem suncinto, obrigadooo

    ResponderExcluir
  11. Muito grata Professor, clara e precisa sua explicação, de modo excelente, mesmo com tantos livros e manuais sobre metodologia científica, foi justamente sua explicação que deu clareza. abraços

    ResponderExcluir