Pesquisar neste blog

Carregando...

sábado, 7 de maio de 2011

Como escrever a Justificativa

Wilson Horvath

A Justificativa do Projeto de Pesquisa trata da importância de fazer aquela determinada pesquisa, importância acadêmica e social. Você deve mostrar para o possível leitor os porquês que levou você fazer aquela determinada pesquisa e os porquês ele deve ler a sua publicação.
Por exemplo: A pesquisa será sobre o processo de alfabetização de adultos. Então, você justificará a sua pesquisa com: o número de adultos analfabetos em nosso país; o número de analfabetos funcionais; a importância que a leitura tem para vida de qualquer pessoa, na vida profissional, pessoal e na autonomia do sujeito.
A confusão mais comum que o pesquisador inexperiente comete, ao fazer sua justificativa, é fazer hipóteses do seu Objeto de Estudo ou colocar as suas Categorias de Analise, dadas pelo seu Referencial Teórico na justificativa.
A justificativa advém do motivo pessoal que levou você a pesquisar aquele determinado fenômeno, essa nasce de sua experiência profissional ou interesse pessoal, motivado por sua história de vida.
Nós sugerimos que, ao fazer sua justificativa, você também conte um pouco de sua história de vida, dada em relação ao Objeto da Pesquisa. Essa recebe o nome de Memorial.

2 comentários:

  1. Caro Amigo Professor e Mestre, tu me ajudou muito com essa divulgacao.

    Obrigado

    Estudante Desesperado, Danilo Victor

    ResponderExcluir
  2. Dicas sempre úteis em qualquer tempo. Obrigada

    ResponderExcluir