Pesquisar neste blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Questão sobre Santo Tomás

(AEDECCA/FACHUCA – 2010) Texto IV: "As verdades que professamos acerca de Deus revestem uma dupla modalidade. Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus, etc. Estas últimas verdades, os próprios filósofos as provaram por meio de demonstração, guiados pela luz da razão natural".
Identifique a opção que não expressa verdade sobre Tomás de Aquino, autor da citação do texto IV.
a) A primeira questão de que se ocupa Tomás de Aquino - na Suma Teológica, sua obra máxima - é a das relações entre a ciência e a fé, a filosofia e a teologia.
b) Profundamente influenciado por Aristóteles, Tomás de Aquino sustenta que nada está na inteligência que não tenha estado antes nos sentidos, razão pela qual não podemos ter de Deus, imediatamente, uma idéia clara e distinta.
c) Tomás diz que os seres finitos realizam todos determinados graus de perfeição, mas nenhum é a perfeição absoluta; logo, há um ser sumamente perfeito, causa de todas as perfeições, que é Deus.
d) O homem, segundo Tomás de Aquino, não pode desejar o que conhece, porém deve desejar aquilo que for desconhecido.
e) N.d.a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário