Pesquisar neste blog

sábado, 9 de julho de 2011

Diferença entre Projeto de Pesquisa e Projeto de Intervenção

Wilson Horvath

Se o projeto é de pesquisa, você pesquisará sobre algo. Você analisará a forma como o fenômeno está ocorrendo em as suas nuanças.
Entendeu? O fenômeno já está ocorrendo e você dirá como ele está acontecendo. E depois, você dirá se ele está ocorrendo de forma correta ou não a partir de seu Referencial Teórico.
A grande confusão aqui é querer propor um projeto de intervenção, ao invés, de um projeto de pesquisa.
O projeto de intervenção é desenvolvido por um profissional, que se pressupõe que já fez uma pesquisa e já se formou. E agora, conhecendo os métodos de pesquisa, pode aplicar os seus conhecimentos na prática.
Só que você não se formou e ainda não fez uma pesquisa. Então, não invente! Não queira mudar a ordem das coisas! Isso apenas lhe causará sofrimento. E na vida, nós temos que evitar os sofrimentos e buscar a felicidade. A Felicidade sim é importante, o resto é resto.
E mais, nenhum texto escrito mudará a realidade, essa somente mudará com a intervenção de pessoas nela. Assim, faça uma boa pesquisa, pois quem sabe, se ela estiver boa, outras pessoas não se convencerão do que está escrito e passem a lutar para mudar a realidade. Mas, para mudar algo é preciso saber o como ele está. Não é? Logo, é preciso que se faça uma pesquisa para dizer como está a realidade.
A pesquisa pressupõe a máxima socrática: "Só sei que nada sei". E a pior atitude de alguém é acreditar que já sabe ou conhece tudo. Saber que não sabemos e, por isso mesmo, devemos pesquisar para saber é conditio sine qua non para construirmos e evoluímos no conhecimento.
Está convencido? Ainda não. Então, veja o que fala a palavra de Deus:

Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada empreendimento debaixo do céu. Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher a planta. Tempo de matar, e tempo de sarar; tempo de destruir, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de gemer, e tempo de dançar. Tempo de atirar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de se separar. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar, e tempo de falar. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz (Eclesiastes 3, 1-8).

E agora é o tempo de você pesquisar! E pode ter certeza, em breve, virá o tempo de você intervir e mudar a realidade. Então, esteja preparado para tal, a começar aprendo a pesquisar e tirando logo esse peso de suas costas, que é a pesquisa, seja ela: um TCC, Artigo, Dissertação e Tese.
Só uma observação: Você só fará um projeto de intervenção, se o seu orientador, curso ou faculdade assim exigir. Mas, veja bem, o seu orientador pode estar errado, então, converse com ele se o correto é mesmo um projeto de intervenção e não um projeto de pesquisa. As consequências de um projeto feito erroneamente não cairão nas costas de seu orientador e sim, na sua.
Não brigue com ele por isso. Não brigue em hipótese nenhuma com ninguém! Brigue apenas por coisas que realmente são importantes em sua vida, como: o amor, a família e os amigos.
Agora, o seu curso ou faculdade pode ter a especificidade de querer um projeto de intervenção. Neste caso, dance conforme a música! Lembre-se: O importante é ser Feliz!
Só que saiba, sempre: mesmo que se o seu curso diga que você deve fazer um projeto de intervenção. Se você quiser continuar os seus estudos, ou seja, fazer uma pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). Então, você deve fazer um projeto de pesquisa para ingressar no stricto sensu.




3 comentários:

  1. Muito obrigada pelos seus artigos! São objetivos e esclarecedores. Na época em que vivemos acabamos desenvolvendo um péssimo hábito de não ter muita paciência para a leitura, hábito muito ruim para aqueles que estão em meio a uma pesquisa cientifica como eu! Aqui em seu blog os assuntos são tratados com muita clareza e a leitura flui suavemente... poderia passar horas lendo suas orientações.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara você me tranquilizou bastante com suas palavras, estava agoniada porque estou fazendo um projeto de pesquisa kkkk.Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara você me tranquilizou bastante com suas palavras, estava agoniada porque estou fazendo um projeto de pesquisa kkkk.Obrigada

    ResponderExcluir