Pesquisar neste blog

Carregando...

domingo, 3 de abril de 2011

Como escrever o Objeto, no Projeto de Pesquisa

Wilson Horvath

Você, ao descrever seu objeto de pesquisa, precisa deixá-lo bem claro, isso ajudará com que você não faça pesquisas em vão àquela pesquisa determinada e ajudará ao seu orientador indicar quais os caminhos que você deve percorrer para conhecer o seu objeto de pesquisa. Para tal, é preciso:

Localizar o Objeto no Espaço: Deixar claro onde o objeto está ou qual é o seu universo de pesquisa.

Exemplo: Escolas Estudais de Ensino Fundamental da Periferia da Cidade de São Paulo; Escolas Municipais de Ensino Médio de Curitiba; Escolas Católicas de Belo Horizonte; Creches Judaicas de Salvador; Asilos Estaduais de Minas Gerais.

E dentro desse universo, mostrar o recorte que você fará a pesquisa.

Exemplo: Segunda Série do Ensino Fundamental (em uma das escolas acima mencionadas); Aulas de Sociologia, do Ensino Médio (em uma das escolas acima mencionadas).
Observe que nestes dois exemplos, os recortes são diferentes. No primeiro caso, seu objeto de pesquisa é a segunda série do Ensino Fundamental, logo o que lhe interessa é somente essa série. Então, você não pesquisará nem as séries anteriores nem as posteriores.
No segundo caso, o que lhe interessa é somente as aulas de sociologia, em todas as séries do Ensino Médio. Você não pesquisará nenhuma outra disciplina que não seja sociologia.

Situar a pesquisa no Tempo: Você deve dizer quando fará a pesquisa

Exemplo: Segundo Semestre de 2011; Primeiro e Segundo Semestre de 2012; De 2012 a 2013.

Observação: O tempo da pesquisa não é o mesmo da escrita da pesquisa (artigo, dissertação, tese). O tempo da pesquisa é somente o tempo que você pesquisará o objeto. Assim, o tempo de sua pesquisa do objeto pode ser de um semestre, porém, você levará um ano para escrever a pesquisa, ou seja, para descrever, analisar, julgar os dados obtidos e concluir a pesquisa.
Por isso, você deve fazer um cronograma, expondo o tempo de cada passo. Exemplo: De Abril a Junho: Coleta de Material; De Agosto a Dezembro: Pesquisa de Campo; De Janeiro a Fevereiro: Analise dos Dados; Fevereiro a Julho: Escrita do Artigo.

Pessoas ou segmentos sociais a serem investigados: Deixar claro quem será o alvo de sua investigação.

Exemplo: Os alunos nas aulas de sociologia; Os professores de Sociologia; Os idosos vivendo em Asilos; A equipe interdisciplinar que atua em Asilos.

Note que há uma grande diferença entre pesquisar sobre os alunos e sobre os professores. Ambos são objetos totalmente diferentes, embora estejam dentro do mesmo universo de pesquisa. O mesmo vale para os idosos e a equipe disciplinar.

A especificidade da pesquisa: Variável a pesquisar

Exemplo: Autoestima dos idosos; A forma que da equipe interdisciplinar trabalha autoestima dos idosos. Desenvolvimento cognitivo das crianças da segunda série do Ensino Fundamental a partir dos jogos; A maneira que as professoras da segunda série do Ensino Fundamental trabalham os jogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário