Pesquisar neste blog

sábado, 7 de maio de 2011

Como escrever o Projeto de Pesquisa



Wilson Horvath

O presente texto e os demais textos relacionados à Metodologia Científica são frutos de superação de duas dificuldades.
A primeira dificuldade foi minha mesmo, eu sofri muito para elaborar o meu primeiro Projeto de Pesquisa. Minha formação inicial é Filosofia, então, minha reflexão era muita ampla e, por isso, eu não conseguia focalizar em um único objeto de estudo.
A segunda dificuldade é em relação às duvidas que meus alunos da disciplina de Metodologia Científica apresentam durante o curso, no que se refere à produção de seu Projeto de Pesquisa e à excussão de sua pesquisa.
Os textos apresentados são, portanto, dialógicos, ou seja, eles são construídos a fim de responder e solucionar as dúvidas e questões trazidas por meus amados alunos e alunas. Por isso, os textos estão inter-relacionados, alguns textos retomam temas abordados em outros textos, só que em diferente abordagem.

A pesquisa, a começar pela elaboração do projeto, possui algumas regrinhas básicas, que não são difíceis, ao contrário, são bem fáceis! Só que o pesquisador iniciante, em geral, não tem muita intimidade com elas, pois o nosso sistema educacional e a sociedade não privilegiam a pesquisa, mas a reprodução de ideias prontas.
Essas regrinhas de pesquisa estão para nós, assim como, as operações matemáticas de soma e subtração estão para as crianças, presentes nas primeiras séries do ensino.
A criança precisa saber que este sinal “+” quer dizer soma, ou seja, que ela deve juntar uma quantia com outra; e este “-” significa o contrário. Dessa mesma forma, você precisa conhecer o que é o que no projeto de pesquisa.

O primeiro texto que apresentamos é O Decálogo da Pesquisa, elaborado pelo grande mestre J. J. Queiroz. Ele é uma espécie de mandamentos, nos quais o pesquisador deve seguir a fim de elaborar o seu projeto.

Em seguida, apresentamos:
Duas primeiras coisas que você tem que saber para fazer um Projeto de Pesquisa. O entendimento desse texto é muito importante para você ter a ideia do que se trata a pesquisa cientifica e não perder tempo com elucubrações inúteis.

Após esse, apresentamos textos que tratam de pontos específicos da Pesquisa.

Sobre a elaboração do Objeto de Pesquisa, apresentamos dois textos:
Como delimitar o Objeto de Pesquisa e Como escrever o Objeto de Pesquisa.

Sobre a elaboração do Referencial Teórico, também, apresentamos dois textos:
Referencial Teórico – O que é? e Como escrever o Referencial Teórico.

E escrevemos um texto que fala da Distinção entre o Objeto de Estudo e o Referencial Teórico, pois essa diferença gera muita confusão nos pesquisadores iniciantes. Muitos não conseguem perceber a diferença entre ambos.

Em seguida apresentamos textos específicos:

Como escrever o Título;

Como escrever a Problematização;

Como escrever a Hipótese;

Como escrever a Justificativa;

Como escrever os Objetivos;

Como fazer Citações;

Estrutura do Projeto de Pesquisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário