(Objeto
de Pesquisa, Problematização e Hipótese)
Wilson Horvath
O
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é para muitas alunas um grande pesadelo e
o responsável por algumas (várias) noites em claro. Ele ganha forma e se
apresenta como um fantasma, um ente real, que assombra suas vidas nos últimos
anos de faculdade.
Ele não deve ser visto assim; ao contrário, deve ser encarado apenas como
um trabalho maior e por isto mais trabalhoso, pois durante a graduação já foram
realizados vários trabalhos, que se somados e unidos em um só trabalho, esse
seria bem maior que o TCC.
Apresentamos
a seguir alguns passos, dicas a fim de ajudá-la no processo de construção de
seu projeto de TCC.
1.
Não
existem fantasmas
O
primeiro passo para realizar uma boa pesquisa é encará-lo como realmente ele é.
Monstros e fantasmas não existem, eles são criações da mente humana. Mas se
acreditamos neles, eles nos cegam diante da realidade concreta e, nesse caso,
se apresentam como uma falsa verdade, impossível de ser transposta, que de antemão
diminui você frente a ela.
Talvez,
a grande finalidade do TCC seja desmitificar uma ilusão e trazer à tona uma
verdade sobre um ponto. As ilusões são o que há de pior para que percebamos a
realidade. Logo, romper com a falsa ideia de que o TCC seja impossível de ser
feito também entra no boje de objetivos deste trabalho.
Há
um velho ditado popular que diz: “Na vida, para tudo tem jeito, somente para a
morte que não”. Assim, também para o seu TCC tem jeito e ninguém vai morrer por
causa dele.
E,
ademais, ele não é algo fora da sua
realidade acadêmica, mas faz parte do currículo. Se você chegou até aqui, significa que você tem todas as condições necessárias
para realizar mais este trabalho.
Agora,
não quer dizer que se ele não é um monstro, ele é fácil, como
dissemos acima, ele é mais trabalhoso. Logo, você deve arregaçar as mangas e
começar o mais rápido possível a sua pesquisa. Use todos os momentos de folga,
inclusive as férias para adiantá-lo.
Segue
outros passos a fim de facilitar a sua vida na realização de seu TCC.
2.
O
objeto de Estudo
O objeto de estudo é o que
você pesquisará. Simples? Não?
Um
dos grandes problemas do TCC é que muitas pesquisas não têm objeto ou que ele é
tão grande, que não teremos tempo para pesquisá-lo.
O
TCC deve seguir os mesmos passos das demais pesquisas que fazemos, ao longo da
vida. Por exemplo, imaginemos que você fará uma viagem para Fernando de
Noranha. Então, antes da viagem, você pesquisará os pontos turísticos que você
deve conhecer, nesse passeio.
Neste
caso, qual é o seu objeto de estudo?
Os pontos turísticos de
Fernando de Noranha.
Se
sua pesquisa for bem feita, você terá melhores condições de desfrutar a viagem
do que se não tivesse feito uma investigação prévia, mesmo que o passeio não
ocorra plenamente semelhante ao que você esperava.
Mas
se ao invés de pesquisar os pontos turísticos desse belíssimo arquipélago, você
abrisse a pesquisa e pesquisasse sobre os pontos turísticos do Nordeste Brasileiro.
Você teria uma enorme quantidade de informações que seria inútil para essa
viagem especifica.
Não
que você não pode fazê-la, mas neste exato momento é melhor que se estude
apenas um ponto. Em outro momento, esta pesquisa é benvinda a fim de que você
escolha outro local para viagem. E ao escolhê-lo, então você deve realizar uma nova
pesquisa fechada sobre este local especificamente.
O
mesmo ocorre com o TCC, você deve realizar uma pesquisa o máximo possível
delimitada e excluir tudo aquilo que não se refere a ela. Alguns orientadores até
sugerem que se cole um lembrete, ao lado da tela do computador, com o objeto de
estudo a fim de que não se desvie dele, durante a produção do TCC (se ajudar,
fica aqui a dica).
O
seu objeto de pesquisa para o TCC deve ser apenas um, se você não fizer isso, a
pesquisa consumirá mais tempo e energia do que necessário; além disso, você não
realizará um bom trabalho.
Para
clarear o que estamos dizendo, usemos um exemplo. Vamos Imaginar que você
queira fazer uma pesquisa sobre as brincadeiras
realizadas nas escolas.
Neste
caso, você já tem um tema de pesquisa,
porém não um objeto, pois o tema é muito amplo. Logo, você deve delimitar o
máximo possível este tema para ter um bom objeto de pesquisa.
Sugerimos,
para este caso, que a primeira delimitação seja sobre a faixa etária, ela pode
ser de 0 -1 ano; 1-2; 2-4-5; 5-6...
Veja
bem, a criança nos primeiros anos de vida tem um desenvolvimento muito grande e
há diferenças enormes, por exemplo, de uma criança de zero ano para uma de um
ano. Logo, ao definir uma faixa etária, estará estudando o que é específico
para aquela idade e não teremos uma pesquisa generalizada e vaga.
A
pesquisa teve uma primeira delimitação, porém é preciso delimitar ainda mais,
pois o tema continua genérico, haja vista que há vários elementos que podem ser
investigado, tais como: A forma como os educadores trabalham estas
brincadeiras; a relação das crianças com elas; os materiais didáticos que
versam sobre estas brincadeiras, entre outras.
Em
geral, os cursos de graduação preferem que um objeto de estudo, em que se possa
ir a campo a fim de fazer a investigação, pois este é mais fácil de verificar
do que um objeto exclusivamente teórico. Assim, excluímos desta pesquisa os
materiais didáticos. E ficamos com dois possíveis objetos: “A forma como os
educadores trabalham estas brincadeiras”; “a relação das crianças com elas”.
Agora,
você deve optar por um destes dois objetos. Ao escolher um deles, você já está
quase com o objeto plenamente delimitado. Só falta uma coisa, dizer se você
pesquisará em uma instituição pública ou particular. Haja vista que há grandes
diferenças entre o ensino público e privado em nosso país, infelizmente.
2.1.
Escolha do Objeto
A
vida é feita de escolhas e, ao optar por algo, está necessariamente abrindo mão
de outras coisas. Assim, o dia em que decidimos cursar determinado curso de
graduação, abdicamos, ao menos por hora, de cursar todos os outros. O mesmo
vale para a cidade que moramos; a roupa que estamos usando.
E
por que decidimos estes caminhos e não por outros? É evidente que a resposta é
individual e subjetiva para cada pessoa, mas nós podemos afirmar que estas
decisões se deram por alguma afinidade pessoal.
O
mesmo vale para o objeto de estudo do TCC, ele deve nascer de um desejo, de um
gosto específico da pesquisadora, que só ela pode responder. Por exemplo: ela
pode querer, em um futuro breve, trabalhar com aquele determinado tema; ou ela
gostou muito de estuda-lo na faculdade; ou aquele tema marcou de forma
significante a sua vida.
O
importante é que escolha do objeto lhe seja agradável, pois a pesquisa será
trabalhosa. Logo o tema deve trazer algum beneficio para a vida de quem
pesquisa. Afinal, ninguém escolheria como sobremesa “romeu e julieta” (queijo
com doce de goiaba) se tiver intolerância à lactose.
Antes
de passarmos para o próximo item se fazem necessários alguns esclarecimentos. Primeiro: não há um objeto mais fácil
que o outro, a facilidade estará na afinidade que você tem com o tema
escolhido.
Segundo:
você pode mudar de objeto ao longo da pesquisa, mas não deve. Na vida, nós podemos fazer várias coisas; algumas
destas, nós não devemos. Se você mudar de tema, ao longo da pesquisa, você
perderá todo o trabalho anterior. E ademais, o TCC não é a sua vida, ele é
apenas mais um trabalho, logo você deve terminá-lo o mais rápido possível e o
tempo é um dos grandes vilões na elaboração de seu TCC.
Terceiro: o
seu objeto tem que ser palpável, ou seja, ele tem que oferecer condições a fim
de que você possa pesquisá-lo. Por isso, veja se há bibliografia (livros,
artigos, dissertações, monografias). E veja se será possível fazer aquela
pesquisa. Por exemplo, se alguém quiser pesquisar como é realizado o Conclave,
em que os cardeais escolhem o Papa não será possível, pois este evento é
fechado e permitido apenas aos cardeais.
3.
Problematização
A
problematização nada mais é do que as perguntas que fazemos ao objeto. Ela é o
que queremos descobrir com a nossa pesquisa. Assim, ao delimitar o objeto,
devemos fazer algumas perguntas a ele e, ao longo do TCC, em especial no
terceiro capítulo, nós responderemos estas questões a partir de nossas
observações, estudos e reflexão.
A
problematização também está presente em todas as coisas de nossa vida que
queremos descobrir. Por exemplo, uma amiga diz para você que tem uma excelente
pessoa para te apresentar, um professor de Filosofia.
Você,
então, a questionará sobre ele:
·
Ele é bonito?
·
Solteiro? Casado? Namora?
·
Alto? Baixo? Médio?
·
Magro? Gordo? Forte?
·
Inteligente? Bobinho?
·
Legal? Amigável?
·
Extrovertido? Tímido?
·
Baladeiro? Caseiro?
·
Rico? Pobre? (esta é uma pergunta inútil para
este caso, pois pela sua profissão – professor – de antemão, se sabe a sua
condição financeira).
·
Quais são os seus passatempos?
·
Qual time ele torce?
Vejam
bem, estas questões se referem exclusivamente ao rapaz que a sua amiga mencionou,
o professor de Filosofia. Neste caso, ele é o seu objeto de estudo. As
perguntas giram todas sobre ele a fim de te ajudar a conhecê-lo melhor.
As
perguntas precisam ser referentes à apenas sobre o seu objeto. E não podem
desviar o foco da pesquisa. Por exemplo, se sua amiga disser que ele torce pelo
Corinthians. Não cabe, neste momento, especular sobre como o time está no
campeonato brasileiro, como ficou o resultado do último jogo. Se isto ocorrer,
o seu objeto de pesquisa muda, do professor para o Corinthians. Agora, você
pode perguntar se ele é um torcedor fanático ou não. Assim, você estará se
aproximando cada vez mais do objeto de pesquisa.
Porém,
você somente quem ele realmente é ao estar com ele A sua amiga pode falar que
ele é bonito e você não achar. Não é? Encontrá-lo é, assim, o momento da
pesquisa em si.
Voltando
para o TCC, você deve fazer a problematização da mesma forma. Vamos usar para
ilustrar o seguinte objeto de pesquisa: “A
participação dos pais na comunidade escolar”.
Note
que o objeto se refere à forma como os pais participam da vida da escola. E não
como os pais acompanham, em casa, os estudos dos filhos.
Logo,
as perguntas devem girar em torno da participação dos pais dentro da escola.
Vejamos algumas perguntas para este objeto:
·
Como é participação dos pais na vida da
escola?
·
Qual é a frequência?
·
Qual é a quantidade de pais?
·
Quem são estes pais?
·
Como se dá a participação?
·
Quais são as contribuições trazidas por eles?
·
São ativos ou passivos?
·
Em quais eventos participam?
·
Eles ajudam a decidir os rumos seguidos pela
escola?
·
Eles ajudam a resolver os problemas da
escola?
·
Há abertura dos gestores para a participação
dos pais?
·
Como é o seu relacionamento com os outros
agentes escolares (professores, funcionários)?
·
Quais foram as melhorias trazidas pelas
famílias à escola?
As
perguntas foram exclusivamente para conhecer o objeto. Você não precisa fazer
tantas perguntas assim, pode condensá-las ou pode fazer mais perguntas. E elas
não são fechadas, durante a pesquisa, pode surgir novas questões à medida que
se aprofunde nas leituras do texto e na observação do objeto.
Note
que não foi perguntado, se os pais participam da escola, pois se você escolheu
este objeto é porque você sabe que ele existe.
Hipótese
A
palavra Hipótese (do grego: ὑπόθεσις)
é a junção de dois radicais: hipó (ὑπό)
+ thésis (θεσις). Hipó quer dizer: abaixo, inferior; e Thésis quer dizer:
posição racional frente a determinado Objeto e Fenômeno ou a Teoria que se cria
a respeito de algo.
Logo,
hipótese, no Projeto de Pesquisa, é a suposição que você faz, aquilo que você
acha da Problematização, ou seja, você responderá as perguntas feitas.
Você
pode fazer a hipótese por pontos ou em uma só resposta. A segunda maneira é
mais usual. Mas escolha qual preferir ou responda por pontos e depois monte uma
só resposta.
Excelente !
ResponderExcluirNeste seu exemplo, qual seria o referencial teórico??
ResponderExcluirParabéns, excelente!!!!!
ResponderExcluirNOSSA! AGORA TENHO UMA NOVA VISÃO REFERENTE AO TCC. OBRIGADA!!!
ResponderExcluirParabéns! muito claro estas explicações....estão me ajudando muito.
ResponderExcluirMe ajudou demais!!!! Muito obrigada! ;)
ResponderExcluirExcelente trabalho, Parabéns
ResponderExcluirParabéns, Wilson. As olheiras de preocupação agora irão acabar, pois você iluminou o meu trabalho... Show!!! Obrigado.
ResponderExcluirObrigada pela ajuda! Acho que meu tema estava vago de mais, e agora consegui entender melhor como definir a pesquisa!
ResponderExcluirMuito boa explicação! Obrigada! :)
ResponderExcluirMuito boa sua orientação.Eu estava perdida, nem sabia como começar meu TCC. Obrigada mesmo!
ResponderExcluirÓtimo, obrigada.
ResponderExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirÓtimo, me deu uma boa orientação!
ResponderExcluirObrigada! Me ajudou muito, muito mesmo!
ResponderExcluirObrigada! Me ajudou muito, muito mesmo!
ResponderExcluirProfessor, muitíssimo obrigada! O sr não tem noção de como me ajudou na construção do meu projeto de pesquisa. Valeu mesmo!
ResponderExcluirNossa professor adorei muito ja vou elaborar o meu em toda essa base .
ResponderExcluirAdorei as dicas, eu estava muito aperreada com esse TCC,pensei que estava toda errada, mas essas dicas me ajudaram muito!Obrigada Professor!!!
ResponderExcluirValeu, muito obrigado
ResponderExcluirmeu tcc será sobre a biblioterapia instrumentalizada com o uso da leitura como agente pacificador de emoçoes, porém na instituição não há o meu objeto de estudo. Terei que propor a iplantação do mesmo, ou melhor, avaliar aa possibilidade de implantação. Se eles não conhecem o que é a biblioterapia como deveria ser meu questionário?
ResponderExcluirmeu email é marleneburgareli_amaral@hotmail.com para a pergunta acima
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