Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A religião e os Mitos na Grécia antiga





Este texto apresenta as características dos e mitos e da religião da Grécia antiga, antes do surgimento da Filosofia, e suas diferenças dos demais povos e dos nossos dias.

A mitologia grega era POLITEÍSTA (poli: muitos; Théos: deus), eles acreditavam na existência de vários, muitos deuses, tais como: Zeus, Afrodite, Apolo, Poseidon, Hera, Hades, etc.
Enquanto, as principais religiões ocidentais atuais são MONOTEÍSTAS (mono = um), elas acreditam em um único Deus, como por exemplo: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo.



Outra característica é que ela é ANTROPOMÓRFICA, os deuses gregos tinham características humanas tanto físicas como psicológicas. Além da aparência ser humana, eles tinham sentimentos como inveja, raiva, gratidão, desejos, etc.
A maioria das mitologias dos outros povos antigo ou era ZOOMÓRFICA, os seus deuses tinham formas de animais, como era a religião egípcia antiga.
Ou outras concepções diferentes da grega são a ANIMISTA (animismo), que é a crença na existência de almas, essas almas regem o mundo. E a TOTÊMICA (totemismo), que é a crença em um antepassado comum que deu origem a determinado grupo, esse antepassado era representado por um animal, que era servido em banquete aos demais membros do grupo.


A religião grega era, portanto: Mitológica (A explicação da realidade era dada por mitos); Politeísta (Crença em vários deuses); Antropomórfica (Os deuses tinham características humanas).
E Mitos gregos explicavam a realidade, a existência de tudo o que há por meio de Cosmologia (Nascimento do Universo) (Não confundir por Cosmologias – Estudo do Universo) e ou Teogonia (Nascimento dos deuses) (Não confundir por Teologias – Estudo de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário