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sábado, 7 de maio de 2011

Como escrever a Problematização


Wilson Horvath

A problematização como o próprio nome indica é: Os problemas que você levantará para descobrir o que é e como está ocorrendo o seu Objeto de Estudo.
Em nosso cotidiano, nós fazemos isso sempre. Por exemplo, você quer consumir um alimento que faz bem para a sua saúde e não te engorde. Então, antes de comprá-lo, você lê o rotulo do alimento para ver se esse não possui gordura trans e não foi fabricado com produto transgênico. Se o alimento não possui esses dois elementos (gordura trans e transgênico), você agora, procura quais são as vitaminas e minerais que ele apresenta. Então, se o alimento for rico em vitaminas e minerais, você conclui que o alimento é benéfico para a sua saúde.
Nós podemos escrever em tópicos as perguntas que você fez a fim de saber se aquele produto era ou não bom para você consumir, são elas:

• O produto possui gordura trans?
• Ele é feito com produto transgênico?
• Quais são as vitaminas presentes?
• Quais são os minerais?

No projeto de pesquisa ocorre o mesmo processo. Você fará perguntas para o seu Objeto de Estudo a fim de conhecê-lo melhor. Mas, veja bem, as perguntas não são construídas ao leo. As perguntas são construídas a partir do seu Referencial Teórico.
Por exemplo: O seu Objeto de Estudo é: As aulas de literatura do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da periferia de São Paulo, capital.

Veja bem! Você somente poderá analisar se essas aulas são boas ou ruins a partir de um Referencial Teórico, pois a mesma aula pode ser boa ou ruim, tudo dependerá do ponto de vista, na qual a analise.

Vamos, então, supor que o seu Referencial seja os conceitos de religação do Saber, dentro da Teoria da Complexidade, desenvolvidos por Edgar Morin. Tendo a consciência desses dois conceitos, basta questionar as aulas de literatura, ou seja, criar questões. Vejamos algumas perguntas que podem ser feitas:

• As aulas de literatura contribuem para a superação da fragmentação do saber?
• Há interdisciplinaridade nas aulas?
• Os conteúdos abordados ligam as conexões existentes entre as diferentes disciplinas?
• Os alunos conseguem fazer ligações entre os textos estudados com seu cotidiano?
• Há mudanças na identidade simbólica dos alunos depois do estudo dos textos?

Essas perguntas conduzirão a pesquisa. O objetivo da pesquisa é responder essas questões. E após respondê-las, analisá-las e propor complementação e revisão.

A grande confusão é: ao invés de propor questões ao Objeto de Estudo propor questões ao Referencial Teórico. Mas entenda bem, não é o Referencial que está sendo analisado e sim o Objeto. O Referencial é “as lentes” que usamos para ler o Objeto.

16 comentários:

  1. Mesmo entre aspas a expressão "O Referencial é as lentes..." ficou estranho demais. No mais, excelente explicação.

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  2. Gostei bastante. Comparações bem simples e objetivas. Obrigada.

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  3. explicativo porém ainda não consigo desenvolver minha problematização 😢

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    1. Da mesma forma que você, Tamiris Viana, continuo sem conseguir desenvolver a problematização para um projeto que estou tentando desenvolver a problematização.

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  4. Gostei da explicação. Já deu uma clareada na minha mente.

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  5. Muito obrigada! essas colocações me ajudaram a formular a minha problematização

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  6. Tenho uma dúvida quanto a problematização?
    Eu posso referencia-la? Fundamentar em alguns teóricos ou documentos?

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  7. Ainda não consigo, mas continuarei procurando o fio da meada

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  8. Olá, gostei muito de sua contribuição, mas para a problematização posso fazer mais de uma pergunta?

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  9. Olá, gostei muito de sua contribuição, mas para a problematização posso fazer mais de uma pergunta?

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    Respostas
    1. Olá Alberto De Lima,
      Quanto as perguntas a serem produzidas na problematização; VC pode sim, criar várias perguntas que julgar interessante e significativa, pois as mesmas,lhe possibilitará condições favoráveis durante todo o processo da construção do projeto de pesquisa. Assim como foi explicado pelo ilustre e sábio Wilson Horvath, utilizando o exemplo do alimento; ele criou várias perguntas. Ele foi perfeito em sua exemplificação.

      Espero ter contribuído.
      Gilmar Santos.
      Tendo dúvida, pode encaminhar para: gilmarsantosto@hotmail.com.
      Ou pelo Zap: (038)9 84047421

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    2. Olá Alberto De Lima,
      Quanto as perguntas a serem produzidas na problematização; VC pode sim, criar várias perguntas que julgar interessante e significativa, pois as mesmas,lhe possibilitará condições favoráveis durante todo o processo da construção do projeto de pesquisa. Assim como foi explicado pelo ilustre e sábio Wilson Horvath, utilizando o exemplo do alimento; ele criou várias perguntas. Ele foi perfeito em sua exemplificação.

      Espero ter contribuído.
      Gilmar Santos.
      Tendo dúvida, pode encaminhar para: gilmarsantosto@hotmail.com.
      Ou pelo Zap: (038)9 84047421

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  10. obrigada,ajudou muito.
    vou seguir as dicas

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  11. obrigado, sinceramente até aqui, ainda não tinha entendido nada! agora ficou tudo muito claro com essa explicação.

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  12. Gostei bastante da explicação, realmente a sua didática é muito boa, parabéns!!!

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