Apresentamos aqui algumas
questões sobre a “Definição de Mito” de Concursos Públicos, Vestibulares e ENEM.
1.(UEL-2003) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os
deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu
etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os
mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT,
Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar.
São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O
texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser
uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a)
A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
b)
O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para
estabelecer suas verdades.
c)
As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
d)
O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade
independe de provas.
e)
A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como
a lei de não-contradição.
2.(Prefeitura de Indaiatuba - SP - 2013) A palavra mito vem do grego, mythos, e
deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa
para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar).
Para os gregos, mito é:
a)
um discurso dogmático para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa,
porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada,
portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do receptor.
b)
um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira
a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em
público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do
narrador.
c)
um discurso pensado e não pronunciado como verdadeiro, esta narrativa é baseada
na desconfiança naquele que narra; é uma narrativa, portanto, na autoridade
ficcional.
d)
um discurso pronunciado ou proferido para a elite que recebe como norma ética a
narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita para poucos,
baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
3.(Prefeitura de Indaiatuba - SP - 2013) Um mito é uma narrativa sobre a origem
de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos
animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença,
da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder,
etc.). Quem Narra o Mito?
a)
O mitólogo.
b)
O Imperador.
c)
O poeta-didasKalos.
d)
O Poeta-rapsodo.
4.(USCS – 2009) Para os gregos, o mito era um discurso pronunciado para pessoas
que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes
davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça
pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:
A)
O mito fazia um apelo à razão do ouvinte.
B)
O mito era considerado uma narrativa sagrada.
C)
A narrativa mítica não trazia sabedoria sobre o universo humano, pois colocava
em cena deuses e heróis.
1 – D; 2 – B; 3 – D; 4 – B;
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