Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Questões Sobre a Definição de Mito

Apresentamos aqui algumas questões sobre a “Definição de Mito” de Concursos Públicos, Vestibulares e ENEM.



1.(UEL-2003) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)

O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

2.(Prefeitura de Indaiatuba - SP - 2013) A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é:

a) um discurso dogmático para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do receptor.
b) um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
c) um discurso pensado e não pronunciado como verdadeiro, esta narrativa é baseada na desconfiança naquele que narra; é uma narrativa, portanto, na autoridade ficcional.
d) um discurso pronunciado ou proferido para a elite que recebe como norma ética a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita para poucos, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.

3.(Prefeitura de Indaiatuba - SP - 2013) Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.). Quem Narra o Mito?

a) O mitólogo.
b) O Imperador.
c) O poeta-didasKalos.
d) O Poeta-rapsodo.

4.(USCS – 2009) Para os gregos, o mito era um discurso pronunciado para pessoas que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:

A) O mito fazia um apelo à razão do ouvinte.
B) O mito era considerado uma narrativa sagrada.
C) A narrativa mítica não trazia sabedoria sobre o universo humano, pois colocava em cena deuses e heróis.
D) No mito, a razão se sobrepõe ao elemento fantástico.






1 – D; 2 – B; 3 – D; 4 – B;

Nenhum comentário:

Postar um comentário