Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Política – Definição Etimológica

Wilson Horvath

A palavra política vem da expressão grega "politiké techne" (πολιτική τέχνη) que podemos traduzi-la como: arte dos cuidados para com a cidade, arte de viver em sociedade, ofício de organizar o convívio social, técnica sobre as coisas do estado.
Ela é derivada do substantivo pólis (πολις), nome dado à cidade-estado[1] grega. Assim, em sua concepção clássica, o termo política implica em tudo aquilo que se diz respeito à vida da cidade ou ao convívio em sociedade.
Seguindo essa lógica, o político, (politikós – πολιτικός) são todos os cidadãos[2] que participam da organização da vida da cidade e decidiam sobre o futuro da mesma, por meio de assembleias,  politeía (πολιτεία) em grego.
Devemos a Aristóteles, filósofo grego, 384 a.C. – 322 a.C., em virtude de sua obra “ Política” (τα Πολιτικά), o uso dessa expressão para nos referirmos à arte ou à ciência do governo e das questões públicas ou aos assuntos da pólis.
A título de curiosidade, a obra de Platão traduzida para o português como: “A República”, no original grego, é intitulada como: "Πολιτεία" (Politeía).




[1] A pólis é uma peculiaridade de organização política grega, em que cada cidade possuía um completo e independente aparelho estatal.
[2] Na Grécia antiga, somente eram considerados cidadãos, ou seja, pessoas com direitos e deveres políticos uma pequena parcela da população que correspondia aos homens livres. E estavam excluídos do processo político as mulheres, homens jovens com idade inferior a 21 anos, escravos e estrangeiros (metecos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário